Instituto Caminho marca presença em debate nacional sobre crise no sistema prisional

O Instituto Caminho esteve presente no evento DICAP em Rede: Participação Social e Enfrentamento ao Estado de Coisas Inconstitucional nas Prisões Brasileiras, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), em Brasília. Nossa diretora executiva, Eduarda Garcia, participou do encontro, reforçando a necessidade de políticas públicas que combatam o encarceramento em massa da população negra e periférica e promovam alternativas penais efetivas.

O evento reuniu organizações da sociedade civil, representantes do sistema de justiça e especialistas para discutir soluções para o colapso do sistema prisional brasileiro. Durante as discussões, foram debatidos os impactos do racismo institucional, as violações de direitos nas prisões e a urgência de políticas que priorizem desencarceramento, justiça racial e reparação histórica.

A presença do Instituto Caminho nesse espaço reafirma nosso compromisso em incidir politicamente para transformar o sistema penal brasileiro. Seguiremos na luta para que o cárcere deixe de ser um instrumento de controle e extermínio da população negra e periférica e para que o Estado reconheça e repare as violências históricas que perpetua.